Sábado, 13 de Setembro de 2008

Os Portugueses e o Cinema

Já desde quinta que as minhas férias acabaram. Voltei à labuta. E constatei algo que me surpreendeu bastante: o Mamma a Minha, desculpem, o Mamma Mia tem tido um sucesso incrível! Está em duas salas e tem enchido as duas! Para um musical, isso é inédito! Não me lembro de alguma vez ter visto um musical a ter tamanho sucesso! Recordo-me que no Chicago, a maior parte das pessoas geralmente saía a meio do filme. No Fantasma da Ópera, começavam a reclamar que "os gajos" estavam a cantar e pensavam que era um filme de terror. No Sweeney Todd já ressonavam passados 15 minutos de filme. E nenhum destes tinha muita gente a assistir ao filme. Já o Mamma Mia tem sido um estrondo em termos de público e ninguém se queixa por ser um musical! Fantástico! Único!

Isto fez-me matutar em algo que é evidente. Os Tugas no que diz respeito a cinema, gostam de ser diferentes ao resto do mundo. Se um filme tem um sucesso enorme no resto do mundo, cá em Portugal é bem provável que seja um fracasso. Veja-se O Cavaleiro das Trevas que nas duas salas onde estreou, tinha sempre apenas 40% de público. Iron Man chegou a encher na primeira semana, mas depois, afundou-se. O único que acompanhou a loucura do resto do globo foi a 4ª parte de Indiana Jones. E os filmes de animação, claro. De resto, tudo foi diferente.

No cadeia de cinemas onde eu trabalho, querem saber quais são os grandes sucessos do ano...? Querem? Pois espantem-se porque entre os grandes hits do ano estão coisas como O Tesouro Encalhado e Astérix nos Jogos Olímpicos! Pois é! Então o Astérix foi uma loucura! Fez-me lembrar aqui à uns anitos quando estreou o Johnny English! Verdadeira confusão para ver o filme durante umas boas 3 semanas! Era o Astérix e o Mr. Bean! Quem não queria ver esses dois filmes...?

Acho que é inegável que o povo português, na generalidade, não é um povo cinéfilo. E isso nota-se no box office português. O Tuga quer é comer pipocas e não pensar muito enquanto vê um filme. Mas sinceramente, apesar de achar parolo os gostos cinéfilos dos portugueses, não tenho problemas em afirmar que me orgulho do meu povo, que é diferente nesse aspecto do resto do mundo! Viva Portugal!  

Publicado por The Joker às 15:30
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|
5 comentários:
De Flávio Gonçalves a 13 de Setembro de 2008 às 21:05
Não podia estar mais de acordo contigo, e isso acontece tanto no cinema como com a televisão. Os portugueses querem ser entretidos, a qualidade para eles é o menos (e por vezes o pior, como pudeste exemplificar, em alguns casos). E não é de admirar que ainda confundam um Oscar com um prémio de grande mérito atribuído às mais famosas personalidades portuguesas :D
Infelizmente é assim!
De Shrimps a 15 de Setembro de 2008 às 21:54
Tuga é assim, mas antes assim que Americano :X
De Izzi a 16 de Setembro de 2008 às 01:57
É impossível não concordar contigo. No entanto, não acho mal nenhum em ir ao cinema para não pensar e para ser entretido. Acho isso bastante legítimo e também eu gosto de ir de vez em quando ver um bom blockbuster que me entretenha e que seja levezinho. É, ao fim ao cabo, uma oportunidade para muita gente se abstrair da sua vida comezinha. Eu também o faço por essa razão, mas nem sempre a ver filmes de qualidade artística duvidosa, tenho de admitir...
E já agora, só uma notinha: tens Portugeses no título em vez de Portugueses. Deve-te ter escapado. ;)

Jokas**
De The Joker a 16 de Setembro de 2008 às 13:26
Obrigado pela nota. Escapou-me mesmo! Já está corrigido! :)

Eu também gosto de ver filmes sem pensar muito. Um dos meus preferidos do ano passado foi o Transformers. Senti-me um puto a ver o filme, sem pensar, apenas super entretido enquanto via uma cambada de robots à pancada!
De Filipe Coutinho a 16 de Setembro de 2008 às 19:21
Já eu gosto de pensar nos filmes que vou vendo, tanto durante como depois. Gosto de fitas que me desafiem e "Mulholland Dr" de Lynch e "Youth Without Youth" the Coppola são filmes que maioria não gosta por causa desse facto. Já eu, adoreio-os. No entanto, também gostei bastante do Transformes, Wanted e muitos outro que não obrigam a pensar. Depende dos dias.

Abraço

http://cinemaismylife-fifeco.blogspot.com/

Comentar post

.Do you wanna know how I got these scars?

.Pesquisar neste blog

.Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts Recentes

. Rapidinha

. The Road- Trailer

. Momentos cinematográficos...

. Mega Shark vs Giant Octop...

. Trailer de Nine

. Star Wars vs Star Trek

. Surpresa de 2007

. Tomem lá seus Trekkies!

. Ganda Moca Meu!

. Why So Serious? Awards 20...

. Momento Infantil

. Dias de escuridão... Muit...

. Dias de escuridão...

. Eu adoro a Premiere, mas....

. Pelos vistos, Portugal é ...

.Arquivos

. Junho 2009

. Maio 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

.Links

blogs SAPO

.subscrever feeds